PORTFÓLIO & CASES

IBEMA

A Ibema Papelcartão sempre foi reconhecida pelas suas inovações dentro do segmento de papelcartão, oferecendo aos clientes soluções específicas e diversos aprimoramentos nas áreas técnicas e comerciais.

No meio digital, entretanto, a empresa mantinha uma presença tímida e formal, sem grandes inovações ou interações.

A VX3 decidiu mudar este panorama, garantindo um contato mais eficiente e atualizado com os clientes e demais públicos. Inicialmente foi desenvolvido um novo layout e um novo conteúdo para o site da empresa (www.ibema.com.br). Tudo integrado com a linha de comunicação adotada para as demais mídias.

Além disso, um dos programas desenvolvidos pela Ibema - os Seminários Técnicos - ganhou uma área exclusiva no site (www.seminariotecnicoibema.com.br). Assim, este “subsite” exibe visual diferenciado, alinhado com a linha de comunicação criada para a divulgação dos seminários e é dotado de informações específicas que incluem calendário, palestrantes e artigos técnicos de interesse do público a quem os eventos são direcionados.

Outra ação da Ibema, promovida com o objetivo de incentivar a arte da gravura nas escolas e cursos superiores de artes gráficas de todo o país, ganhou um site específico e independente (www.premioibemagravura.com.br) repleto de informações relevantes. Seu visual também é próprio e se mantém alinhado à linha de comunicação criada para a divulgação do prêmio.


O desenvolvimento dos sites foi apenas o pontapé inicial da presença da empresa no universo virtual. Para divulgar os trabalhos e as ações paralelas da Ibema, a agência estruturou a entrada efetiva da empresa nas redes sociais. A fanpage no Facebook, que existia previamente, mas sem uma atualização constante e com posts produzidos sem um cuidado com a unidade da informação e com o perfil profissional desejado, foi remodelada, com novo leiaute e o desenvolvimento de posts frequentes, cuidadosamente elaborados para renovar o estilo visual da empresa na rede social, ampliar o número de “likes” e servir como ferramenta de difusão das informações da empresa de forma direta com o seu público-alvo.

Paralelamente, foram reativadas as fanpages do Prêmio Ibema Gravura e dos Seminários Técnicos.

Os resultados foram significativos. Houve um acréscimo de curtidas nas fanpages e no número de acessos aos sites da Ibema.

Antes do processo de remodelagem de sua presença digital, em maio de 2014, a Ibema possuía, no Facebook, pouco mais de 300 curtidas. Hoje são 2.914 curtidas da fanpage. Com relação às publicações, existem picos de alcance total orgânico (sem impulsionamento pago) que chegam a atingir 4.000 pessoas. A média de alcance por pública mantém-se em torno de 500 pessoas.

Antes da profissionalização das publicações a média ficava em torno de 50 pessoas. Ou seja, o alcance ficou 10 vezes maior.


Nos site da Ibema o número de visitas saiu de uma média mensal de 150 pageviews para 1500. Além disso, o site do prêmio Ibema Gravura alcança um total de 700 pageviews, em média, durante os meses de vigência da edição mais atual da premiação.

Com uma elaborada análise de SEO (Search Engine Optimization) foi possível colocar a Ibema à frente de seus concorrentes, sempre se posicionando na primeira página de busca do Google quando a palavra chave procurada é “papelcartão” – o produto que define a empresa.


Dentro do perfil empresarial da Ibema, que não dialoga diretamente com o consumidor final, mas com um grupo intermediário que envolve gráficas, mercados editorial e promocional e grandes empresas - que utilizam os produtos Ibema para a confecção de embalagens diferenciadas, o crescimento da presença digital da empresa é significativo. O feedback constante recebido pelos clientes e fornecedores de matéria-prima caracteriza como bem sucedido o processo estratégico de remodelagem do site e da presença da empresa na maior rede social mundial.

Veja estas e outras peças acessando nosso portfólio completo.